terça-feira, 31 de julho de 2012

Esboços de Sermões Bíblicos

Sermão Bíblico 01: "Como orar para alcançar o sucesso?"


Quantas vezes queremos orar, mas não sabemos como orar pra alcançar êxito em determinado objetivo?
A oração de Eliezer servo de Abraão é um exemplo! 1 Crônicas 24.12-14.
Eliezer era mordomo de Abraão, este já idoso, desejava uma esposa para seu filho. Esposa essa que deveria vir da sua família em outras terras e não da nação pagã dos cananeus. Abraão pensava em Isaque como seu sucessor na conquista da Terra prometida por Deus. Assim somos nós, temos sonhos e propósitos, temos também promessas divinas?

I. A oração pra alcançar o sucesso é baseada nas promessas de Deus. Ele tem promessas específicas para seu pedido ou intercessão? I Crônicas 24.7.

II.A oração pra alcançar o sucesso requer provas muito claras da vontade de Deus. Ele lhe falou ou mostrou claramente qual a vontade dele para este seu objetivo? I Crônicas 24.13-28.

III.A oração para alcançar o sucesso exige de nós fé, obediência e ação. Possivelmente Deus quer abençoar, mas quer contar conosco para alcançarmos sua benção. Você crê e se dispõe?
I Crônicas 24.7-12.

Conclusão: Ao orarmos para alcançar sucesso em nossos objetivos, devemos orar com base nas promessas de Deus, descobrirmos  a sua real vontade para este objetivo e só agirmos em conformidade com o seu querer,  empregando a nossa fé, obediência e ação.




Sermão Bíblico 02: "Como posso contribuir para minha igreja?"


É possível percebermos crentes descomprometidos com a igreja com a qual congregam. Porém, existem várias maneiras em que um membro de uma determinada igreja pode contribuir para a saúde e crescimento da mesma. Vejamos como!


I. Evangelizando e discipulando pessoas como ordenou Jesus Cristo. (Mateus 28.19-20).


II.Congregarem e auxiliarem-se mutuamente. (Colossenses 3.16 e Hebreus 10.25)


III.Reprovar falsos ensinamentos, contendas, murmurações conforme nos aconselha nosso senhor e salvador. (1 Timóteo 1.3-7 e 2 Timóteo 2.16)


IV. Perseverar na vida cristã e guardar a tradição evangélica. (2 Tessalonicenses 2.15)


V. Exercer os dons espirituais ao bem seu, da igreja e de todo o povo sem Cristo. (1 Coríntios 12.25-31)


Conclusão: Como um cristão, discípulo de Jesus Cristo, membro de sua igreja, minha vida deve ser benção para a igreja com a qual congrego, cooperando em tudo para o crescimento ministerial e total da mesma, pois isto implica no meu próprio crescimento cristão por contribuir.




Sermão Bíblico 03: " A Comunhão na consolação"   2 Coríntios 1.4


A igreja deve ser comunidade terapêutica, impregnada de amor e preocupada em restaurar o bem estar dos seres humanos. Na igreja e na cidade há pessoas amarguradas e sofridas o que fazer por elas? Que tal comungar e então consolar?


I.A palavra comunhão vem do vocábulo grego koinonia e na Bíblia indica compartilhamento de vida, ou seja, para termos verdadeira comunhão é preciso convivermos juntos e participarmos da vida do outro reciprocamente para termos maior oportunidade de serví-los.


II.Diante das aflições desta vida devemos acreditar no conforto de espírito que vem de Deus. Ele mesmo quer que sejamos consoladores, assim como foi atribuído ao Espírito Santo ser o nosso consolador (parácletus). Sendo assim, precisamos aprender a nos consolar mutuamente para curarmos as enfermidades espirituais um do outro.


Conclusão: Um das funções da igreja é anunciar o Evangelho e tratar os problemas espirituais das pessoas desfazendo as influências de Satanás e curando as amarguras do sofrimento. Socorrendo os que precisam de ajuda e consolando-os como somos consolados pelo Espírito de Deus .

 
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16.15
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Atos 16.32
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3.16.